
As duas fontes da Bloomberg indicam que a Amazon está a trabalhar com a Foxconn para produzir o seu smartphone, e que pretende adquirir patentes de tecnologia sem fios que a ajudem a defender-se de eventuais processos legais relacionados com infração de propriedade intelectual. A ser verdade esta última medida faz todo o sentido, tendo em conta a quantidade de processos legais que envolvem várias empresas, como é o caso da Apple, HTC e Samsung, que lançam constantemente processos legais umas contra as outas.
A Bloomberg indica que a Amazon pensou em adquirir patentes de tecnologia de comunicações sem fios da InterDigital, mas a empresa acabou por vender a sua propriedade intelectual à Intel. A Amazon continuará, todavia, a analisar propostas de outros potenciais vendedores.
A reforçar os rumores de que a Amazon estará interessada em entrar no mercado dos smartphones está o facto de a empresa ter contratado Matt Gordon, que será o responsável por aquisições de patentes e investimento na Amazon. Gordon era diretor de aquisições na Intellectual Ventures Management LLC, empresa que detém mais de 35 mil patentes.
Caso os rumores se venham a verificar, a Amazon estará a entrar num mercado onde há cada vez menos margem de manobra para erros, facto que a RIM está a aprender da pior forma. As vendas dos dispositivos BlackBerry continuam a diminuir e a empresa a apresentou resultados negativos. A Microsoft também ainda não conseguiu conquistar uma percentagem significativa do mercado, apesar da boa aceitação dos mais recentes Nokia Lumia.