A agência de defesa do consumidor na Suécia está a analisar queixas de que a Apple não tem deixado claro que o novo iPad não funciona com as redes 4G fora dos Estados Unidos e Canadá.
A investigação das autoridades suecas surge após a Apple ter afirmado, oficialmente, que vai reembolsar todos os compradores do novo iPad na Austrália.
“Limitações determinantes ao equipamento devem estar claramente visíveis no marketing (do produto)”, disse Hans Lundin, porta-voz da agência sueca de defesa do consumidor, acrescentando que a instituição já tinha recebido quatro reclamações. O responsável pela agência sueca disse ainda à Reuters que qualquer decisão sobre como proceder com as queixas recebidas pode ser tomada nos próximos dias e, tudo indica, que Apple seja obrigada a mudar a forma como está a promover comercialmente o dispositivo.
A Exame Informática falou com a DECO e apurou que, em Portugal, também a promoção em loja do novo iPad tem de dizer claramente que o tablet não opera na rede 4G que está disponível no nosso país. Até agora não conhecemos quaisquer queixas feitas por compradores portugueses do novo iPad.