Luis Silveira Rodrigues, advogado membro da direção da DECO, está de acordo com a decisão judicial italiana de multar a Apple por tentar forçar a venda do AppleCare Protection Plan e por informar os clientes que têm direito a uma garantia legal de apenas um ano, quando a lei exige um mínimo de dois.
O especialista da associação de defesa do consumidor referiu, em declarações à Exame Informática, que o problema repete-se em Portugal: «o que está em causa é a informação da Apple», adicionando que «apesar de a empresa indicar que respeita a lei, a informação é transmitida ao consumidor de modo a levá-lo a pagar por algo a que já tem direito».
No entanto, a Apple está longe de ser a única. De acordo com Luis Silveira Rodrigues, há muitas outras empresas, sobretudo na área das telecomunicações e da eletrónica de consumo, que optam por desinformar os clientes no que toca aos direitos do consumidor. O responsável dá como exemplo as reações das empresas às primeiras reparações: «tornou-se prática comum indicar aos clientes que têm obrigatoriamente de tentar a reparação quando, na verdade, o cliente pode, se isso se justificar, optar pela troca do produto ou até pela anulação do contrato».
Num artigo já publicado, a Exame Informática verificou que a loja online da Apple induz os clientes a acreditarem que apenas têm direito a um ano de garantia e que devem adquirir o AppleCare Protection Plan para prolongar essa mesma garantia.