
Segundo o The Verge, o United States International Trade Comission decidiu a favor da Apple na sua ação contra a HTC, e baniu a importação e venda de dispositivos Android desta empresa. Depois de uma análise prolongada, a Comissão considerou que os dispositivos Android da HTC violavam patentes da Apple. O problema é que estas violações são originadas pelo sistema operativo Android em si e não pela implementação que a HTC fez do mesmo.
A patente em causa, em termos gerais, diz respeito a um dispositivo que procura dados em texto, como um número de telefone, e os transformam numa ligação que o utilizador pode clicar para originar uma ação – como telefonar para esse número.
A HTC ainda pode eliminar dos seus telefones a tecnologia em causa para evitar a proibição de venda. Todavia, se não o fizer, os seus aparelhos Android serão banidos dos EUA a partir de 19 de abril de 2012.
Entretanto, a HTC já disse que esta é uma "vitória" para a empresa, dado que várias outras patentes não foram consideradas pelo juiz. Quanto à patente que estão a violar, a empresa diz que "estamos bem preparados e os nossos designers criaram soluções alternativas". A HTC diz que esta patente cobre apenas "uma pequena experiência de interface" a qual será completamente removida dos seus telefones "em breve".Todavia, estas mudanças na interface terão de passar primeiro pela Google para serem certificadas como compatíveis com Android e só depois poderão ser enviadas para os utilizadores. E tendo em conta que o problema reside no sistema operativo Android e não no hardware da HTC, resta saber se a Apple não estará a preparar-se para virar as suas atenções para outros fabricantes de dispositivos Android.