Segundo o Tech Crunch, um relatório lançado pela empresa de segurança McAfee indica que quase todo o malware encontrado no terceiro trimestre de 2011 é dirigido à plataforma Android. Por outro lado, a quantidade de novas ameaçadas dirigidas ao Android aumentou quase 37 porcento desde o último trimestre.
No final de 2010, a McAfee tinha previsto que o malware chegaria às 70 milhões de unidades no final de 2011, mas aumentou, agora, este valor para as 75 milhões de unidades.
Como sempre, razões como a popularidade ou falhas de segurança são apontadas justificações para este aumento significativo no malware dirigido ao Android.
Entre as formas de ataque mais populares contam-se os cavalos de troia sob forma de SMS que recolhem informação pessoal e roubam dinheiro, ou malware que grava telefonemas e envia esta informação para o atacante.
Apesar de abundarem os estudos de empresas de segurança sobre o estado do malware na plataforma Android, falta um que demonstre quão reais são estas ameaças para o utilizador comum.
Tem smartphone Android? Já foi vitima de algum tipo de malware?