De acordo com a PC Pro, um grupo de hackers acedeu a uma estação de tratamento de água nos EUA e destruiu uma bomba de água.
O ataque foi dirigido a um sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition System), o mesmo tipo de sistema que foi comprometido com o malware Stuxnet, no ataque à central nuclear Iraniana em 2010.
O investigador de segurança Chester Wisniewski, da Sophos, criticou o facto de a estação de tratamento de água em questão estar ligada diretamente à Internet e de usar o sistema phpMyAdmin, conhecido por ter várias falhas de segurança graves e através do qual os hackers puderam perpetrar o ataque."Eles têm os sistemas de controlo SCADA ligados à Internet pública? E correm o phpMyAdmin?", escreveu Wisniewski no blogue da Sophos .
Wisniewski diz também ter deixado de usar o phpMyAdmin no seu site pessoal devido ao nunca mais acabar de vulnerabilidades graves.
"Facilidade de uso e o preço são sempre fatores desejáveis para os que são responsáveis por gerir estes sistemas, mas [este tipo de atitude] roça a negligência criminosa quando somos responsáveis pela água, energia, gás e outros sistemas sensíveis".
O Slashgear acrescenta que o ataque terá sido levado a cabo por hackers russos, e que o FBI e o US Department os Homeland Security já estão a investigar o caso.