De acordo com a CNet, o ecrã de 10 polegadas do iPad 3 será um dos pontos em grande destaque no próximo tablet da Apple. Todavia, o ecrã é também um dos pontos que está a dar dores de cabeça aos fabricantes orientais: parece que é extremamente difícil construir ecrãs com a densidade de píxeis necessária, em volumes que satisfaçam as necessidades da Apple.
Segundo a marca da Maçã, um ecrã Retina é tem uma densidade de píxeis tal que "os nossos olhos não são capazes de distinguir píxeis individuais". No iPhone 4 e 4S isto significa 326 píxeis por polegada, mas a densidade de píxeis do ecrã do iPad 3 será muito inferior.
Segundo as fontes da CNet, o melhor que a LG Display e a Samsung conseguem fazer neste momento é 2048×1536 píxeis, o que dá uma densidade de 264 ppp num ecrã de 10", o dobro dos atuais 132 ppp do iPad 2. Talvez isto seja suficiente para a Apple poder argumentar que o próximo iPad tem um ecrã Retina, dado que seguramos o tablet muito mais longe dos olhos do que o faríamos com um smartphone.
Resta saber se os fabricantes conseguirão produzir este ecrã em volume suficiente. LG Display e Samsung têm planos para iniciar a produção em Novembro, mas são apenas planos. Se as coisas correrem mal, pode acontecer que o iPad 3 venha a utilizar um ecrã com uma resolução de 1600×1200 píxeis.