De acordo com a NewScientist, o Facebook revelou os detalhes da sua infraestrutura de segurança, usada para combater spam e outros cyberataques aos seus utilizadores.
Esta infraestrutura é conhecida por Facebook Immune System (FIS) e, de acordo com a empresa, assegura que apenas menos de 1% dos utilizadores sejam afetados por spam.
O FIS pode ser encarado como um pau de dois bicos, já que para proteger os utilizadores monitoriza tudo o que se passa na rede, o que pode não ser encarado de forma positiva pelos mais preocupados com a privacidade: todas as atualizações de estado, ligações que clicamos, comentários feitos, fotos publicadas…. tudo isto passa pelo crivo do FIS. Em alturas de pico, isto significa monitorizar 650 mil ações por segundo, ou mais de 25 mil milhões por dia.
Para proteger os utilizadores é utilizado software de inteligência artificial que deteta padrões suspeitos de comportamento. O sistema é supervisionado por uma equipa de 30 pessoas, mas é capaz de aprender em tempo real e encetar uma ação sem "pedir ajuda" a um supervisor humano.