Segundo a ComScore, uma empresa que se especializa em análises de mercado, o Android tem cada vez mais aceitação na Europa. O mais recente relatório da empresa mostra que, até julho de 2011, o Android apenas é ultrapassado em quota de mercado pelo Symbian – um sistema operativo com uma morte já anunciada pela Nokia.
O relatório identifica que o sistema operativo da Google encontra-se em quase 25% dos smartphones utilizados na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Um grande salto desde os 6% de quota de mercado que o Android registava em julho de 2010.
Por outro lado, a Symbian registou a maior queda. Em julho de 2010 os dispositivos equipados com este sistema operativo ocupavam 53,9% do mercado. Passado um ano o Symbian apenas se encontra instalado em 37,8% dos smartphones utilizados nestes países.
Os dois fabricantes mais populares são a HTC e a Samsung, com a primeira a ter uma quota de 34,6% e a segunda 31,7% de todos os dispositivos Android utilizados nesses países.
Em termos comparativos, a Apple fica agora a 5 pontos da Google com 20,3%, algo que pode mudar no futuro próximo com a chegada ao mercado do iPhone 5.
A RIM, fabricante dos dispositivos Blackberry cresceu apenas 1,4% durante este período, mas o pior resultado foi o da Microsoft. O gigante de Redmond perdeu 4,8% de quota de mercado o que o torna no sistema operativo menos utilizado nos smartphones europeus com 6,7% de quota.