Liderada pela portuguesa Maria Costeira, a Xpand 3D uniu-se com a Panasonic, a Samsung e a Sony para criar um standard tecnológico para os óculos utilizados nos televisores com tecnologia de 3D ativo.
Estas empresas vão agora trabalhar em parceria para fomentar o desenvolvimento e gerir o licenciamento de tecnologia de comunicação por radiofrequência entre os óculos de 3d ativos e os televisores, computadores e projetores de cinema equipados com tecnologia ativa que usam já óculos ativos Xpand.
O standard vai incluir vários protocolos de comunicação de por infravermelho entre óculos e televisores, nomeadamente os protocolos desenvolvidos por estas empresas.
As empresas esperam licenciar a tecnologia proveniente deste standard já em Setembro. Desta forma prevê-se a introdução no mercado de óculos 3d ativos universais em 2012. Mas estes serão retro compatíveis, ou seja, serão compatíveis com todos os televisores lançados por estas empresas em 2011.
"Esta iniciativa reforça o compromisso da industria para a melhor qualidade possível e permite oferecer aos consumidores de conteúdos 3D, em televisão ou no cinema, uma solução para o problema da interoperabilidade", afirma Maria Costeira, presidente executiva da Xpand 3D.
Acha que em Portugal, onde há uma boa base de cinemas com tecnologia 3D passivo, vamos a assistir a mudanças com implementação deste standard?