De acordo com a PCMag, estudantes que tenham quatro ou mais faltas injustificadas vão receber equipamentos GPS para monitorizar o seu percurso em vez de qualquer outro castigo. Os alunos devem efetuar registos no GPS em cinco momentos do dia: quando saem de casa para a escola, quando chegam à escola, durante o almoço, quando saem da escola e às 20 horas de cada dia.
Os estudantes inseridos no programa vão ainda receber, diariamente, chamadas telefónicas com o objetivo de indicar que se devem dirigir à escola. É também necessário que o aluno realize três reuniões semanais com um responsável do estabelecimento de ensino para analisar e discutir o seu comportamento.
O programa, que tem duração de seis semanas, vai custar 18 mil dólares (cerca de 13 mil euros) o que representa um valor de 8 dólares por dia por cada estudante afetado. O resultado de testes de programas semelhantes anteriores revelou que a taxa de presença na escola subiu de 77 por cento para 95 por cento durante as seis semanas em que o projeto teve lugar.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail