O Comtech tem por objetivo a análise detalhada do mercado das telecomunicações, em quatro vertentes: telemóveis; televisão, Internet, telefones fixos. Este primeiro estudo sobre o mercado português incide especialmente sobre os primeiros seis meses de 2010.
Entre os números apresentados pelos responsáveis da Kantar em conferência de imprensa realizada esta tarde, destaca-se um que refere que, durante a primeira metade deste ano, as vendas de smartphones não terão superado 3,4% da quota de mercado nacional dos terminais móveis.
Num parque de telemóveis em que 43% dos dispositivos tem menos de um ano de uso, a Nokia lidera as vendas com 53,1% de quota de mercado.
Ainda no segmento móvel, destaque para os dados que revelam que a TMN tem uma quota de mercado de 40,7% (a Vodafone tem 30,7%).
Em média, o consumidor português gasta 13 euros por mês com chamadas e transmissão de dados através de terminais móveis.
A Kantar estima que, em média, os portugueses pagam 26 euros mensais para ter acesso à Net em casa.
Hoje, há cerca de quatro milhões de acessos à Net a partir das redes fixas que operam em Portugal.
O Comtech tem por base 2000 entrevistas realizadas através da Internet.
Os responsáveis da consultora lembram que pretendem continuar a analisar as preferências destes e de outros de consumidores, a fim de ter uma análise mais pormenorizada das tendências de consumo.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail