De acordo com a PC Pro, a Microsoft licenciou a arquitetura ARM pela primeira vez, o que poderá levar o Windows a suportar este tipo de processadores.
Apesar de a empresa já oferecer sistemas operativos baseados nestes CPUs, esta é a primeira vez que tem acesso total à arquitetura. A PC Pro refere que só duas outras empresas no mundo possuem esta licença: Marvell e Qualcomm.
Um porta-voz da Microsoft declinou fornecer detalhes sobre os planos da empresa neste campo, apesar de haver especulações sobre a possibilidade de o Windows ser recodificado para ARM, arquitetura que começa a ganhar terreno também no campo dos netbooks de baixo desempenho e consumo energético, e tablets.
Num comunicado de imprensa sobre o negócio, a empresa disse que a "ARM é um parceiro importante para a Microsoft e nós fornecemos múltiplos sistemas operativos na arquitetura da empresa […] Com um maior acesso à tecnologia ARM seremos capazes de melhorar a nossa pesquisa e criação de produtos baseados em ARM".
Será que a Microsoft vai recodificar o Windows para ARM? Estará a empresa a preparar-se para fabricar os seus próprios CPUs? Partilhe connosco a sua opinião.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***