Segundo o Diário Económico, a HP desistiu hoje do concurso para o fornecimento de 250 mil novos Magalhães. Esta desistência faz com que a JP Sá Couto, empresa que forneceu todos os Magalhães distribuídos até agora, seja a única candidata a ganhar o concurso público.
Recordamos que já a Toshiba tinha também abandonado este concurso.
O Diário Económico cita Manuel Correia, responsável comercial da área de computação pessoal da HP, que justificou a decisão com a falta de "viabilidade financeira para avançar". O responsável referiu ainda que "as características do equipamento eram muito adequadas àquilo que era o projecto anterior".
Isto significa que a JP Sá Couto deverá fornecer novamente as máquinas, para o e-escolinhas, isto apesar da polémica gerada quando se soube que empresa tinha sido escolhida para fornecer os primeiros Magalhães sem qualquer concurso público.
O que acha desta notícia? Parece-lhe que é uma demonstração da capacidade tecnológica da empresa portuguesa, que foi a única capaz de respeitar os requisitos, ou pensa que o concurso foi viciado de modo a atribuir o fabrico à JP Sá Couto?