A Sony confirma estar na fase inicial de testes a um serviço de streaming de títulos PlayStation 5 para os utilizadores que sejam membros do serviço de subscrição PlayStation Plus Premium. A ideia é que os jogadores possam desfrutar de títulos do catálogo PS Plus Game e “títulos digitais PS5 suportados que os jogadores já tenham” através de streaming, sem ter de ocupar espaço de armazenamento na consola. Este sistema também deverá permitir, por exemplo, experimentar um jogo antes de o descarregar para a consola.
O Engadget cita Nick Maguire, responsável de subscrições da Sony Interactive Entertainment, que contou à GamesIndustry.biz que os jogos dos estúdios da empresa vão ser lançados “fora deste serviço primeiro”, o que indicia que a estratégia deve passar por disponibilizar estes jogos em streaming apenas um ano ou mais depois do lançamento. A empresa tenta assim capitalizar o máximo que conseguir com a venda de jogos e só depois os disponibilizar via streaming. A menção de “títulos digitais PS5 suportados que os jogadores já tenham”, no entanto, deixa antever que alguns jogos possam vir a estar logo disponíveis em streaming, desde que o utilizador já os tenha comprado.
Por agora o streaming de jogos só poderá ser feito diretamente na PlayStation 5, mas esta nova opção é vista como um teste necessário antes do lançamento do sistema de jogo portátil que a Sony está a preparar e que por agora é conhecido como Project Q.
O serviço PS Plus Premium custa 16,99 euros por mês e inclui acesso a jogos PS3, PS4 e clássicos. O suporte para jogos da PS5 vai tornar a subscrição ainda mais completa para os utilizadores. Na próxima semana, chegam jogos como Far Cry 6, Inscryption, Rogue Legacy 2 e Soulstice ao serviço de subscrição.
A Sony revelou que irá anunciar uma janela de lançamento, preços e outros detalhes “quando estivermos prontos”.