Hackers descobriram uma forma de corromper os ficheiros onde fica guardado o progresso de jogo e atirar os jogadores de Elden Ring para um ciclo interminável onde as personagens morrem sempre. Jogadores estão a escrever no Reddit que o seu PC foi infetado desta forma e que perderam mais de cem horas de progressão no jogo. A solução para já parece passar por desligar a funcionalidade online do título.
A FromSoftware, editora do jogo, já tinha sido forçada a desligar o modo multiplayer de outro título, Dark Souls 3, precisamente porque hackers descobriram uma vulnerabilidade que permitia a execução de código malicioso de forma remota. A empresa está a tentar corrigir a falha desde fevereiro.
No caso de Elden Ring, o ataque passa pela corrupção dos ficheiros de Save e que leva o jogo a desligar-se. Quando o jogador retoma a partida e carrega o ficheiro, encontra a personagem ‘presa’ num loop interminável que a conduz sempre para a morte, noticia o Engadget.
Além de desligar o modo online, é recomendável fazer cópias de segurança regulares dos ficheiros de gravação do progresso para os poder usar em caso de ataque. Uma terceira solução passa por carregar em Alt+F4 assim que se carrega a progressão e antes de a personagem morrer para viajar rapidamente para um Site of Grace quando o jogo for recarregado.