A Nintendo GameCube Advance nunca foi uma consola oficial e apenas existia em algumas imagens que circulavam pela Internet desde 2005 – uma espécie de mito que se foi perpetuando no tempo. O youtuber especializado em modificações de hardware (modder) GingerOfOz decidiu, no entanto, tornar este modelo real e mostra agora o trabalho final, uma GameCube portátil completamente funcional. O projeto está a ser ‘louvado’ junto da comunidade de modders por ter sido criado apenas a partir de algumas renderizações 3D criadas há já vários anos.
O criador teve de fazer alguns compromissos para tornar o modelo funcional: usou peças personalizadas feitas em impressoras 3D e teve de redesenhar a dobradiça do esquema original. A inspiração e algumas peças surgiram também da consola portátil Nintendo 3DS, com alguns botões impressos em 3D a serem retraídos para permitir que a consola pudesse ser fechada sem partir o pequeno ecrã LCD.
O modelo agora criado não tem qualquer peça da original GameCube e a ranhura para os discos só existe por razões estéticas, embora seja possível colocar um disco na consola. O hardware interno vem maioritariamente de uma consola Wii, por ser menos exigente em termos de energia e mais fácil de ser adaptada para um formato mais pequeno, explica o Gizmodo.
A consola final pode ser usada para jogar com base em ficheiros ROM e não discos, mas como a Wii original era compatível com jogos da GameCube, é possível jogar todos os títulos do catálogo da consola original neste formato portátil. Outro compromisso que teve de ser feito prende-se com as baterias: só há espaço para duas destas, recarregáveis, o que lhe confere uma autonomia de cerca de uma hora e meia.
Veja o vídeo completo onde GingerOfOz apresenta o projeto.