Depois de alguns meses de testes, a Microsoft lançou oficialmente o serviço de jogos na nuvem Xbox Cloud Gaming para dispositivos iOS e computadores Windows 10. Para terem acesso, os utilizadores devem ser subscritores do serviço Xbox Game Pass Ultimate (€12,99/mês), o que lhes permite jogar dezenas de jogos disponíveis para a consola da Microsoft, mesmo sem ter uma.
Depois de ter sido impedida pela Apple de lançar uma aplicação dedicada para iPhone e iPad, a Microsoft optou por disponibilizar o Xbox Cloud Gaming através dos navegadores de internet – é compatível com Safari, mas também com o Google Chrome e Microsoft Edge.
Para conseguir jogar através da cloud só precisa de aceder ao site xbox.com/play e introduzir as credenciais de acesso ligadas à conta Xbox. O serviço ainda só está disponível em 22 países, mas Portugal já faz parte dos mercados suportados. De recordar que o serviço também já está disponível para smartphones Android e com uma aplicação dedicada.
Veja também | Exame Informática TV 710: PlayStation 5 vs Xbox Series X (e Google Stadia)
“É um marco importante na nossa jornada para levar a experiência Xbox a todos os jogadores e mal podemos esperar que comeces a jogar”, disse Catherine Gluckstein, vice-presidente e líder do Xbox Cloud Gaming, em comunicado.
A expansão do Xbox Cloud Gaming chega numa fase em que a Microsoft também melhorou a performance do serviço, ao equipar os servidores que garantem a execução remota do jogo com a mesma tipologia de hardware que é possível encontrar na Xbox Series X, o modelo topo de gama da empresa. Segundo a Microsoft, será possível jogar títulos em Full HD (1080 p) e até 60 frames por segundo através da plataforma de jogos na nuvem.
Ao todo, já estão disponíveis mais de 100 títulos no Xbox Cloud Gaming, muitos dos quais estão inclusive otimizados para poderem ser jogados diretamente em smartphones e tablets sem necessidade de um comando dedicado.