Esta quarta-feira, a PlayStation 5 recebe a sua primeira grande atualização de software. A principal novidade prende-se com a possibilidade de transferir/armazenar dados de um jogo para um dispositivo USB compatível. Recorde-se que os jogos para PS5 apenas podiam ser guardados no SSD da consola, que conta com 667 GB de espaço livre efetivo.
Contudo, importa destacar que não será possível jogar diretamente a partir da unidade de armazenamento expandido. O que a nova funcionalidade permite, na prática, é transferir o jogo da consola para um dispositivo compatível (SuperSpeed USB 5 Gbps ou posterior, 250 GB de capacidade mínima e 8 TB máxima). Quando o utilizador quiser jogar tem de voltar a transferir o título da unidade USB para o SSD da consola. Um processo que, assegura a Sony, é mais rápido do que fazer a reinstalação a partir de um disco ou um novo download. É também possível escolher que modos de jogos se quer instalar em títulos que suportem esta opção – por exemplo, campanha ou multiplayer.
A razão para este impedimento prende-se com o facto da PS5 recorrer a um SSD proprietário para assegurar maiores velocidades no carregamento. A empresa reforça, porém, que irá suportar expansão de armazenamento via unidade M.2 no futuro, embora continue sem avançar datas.
O update de software traz mais novidades, como o share play entre a PS5 e a PS4, que permitirá aos jogadores das duas gerações da consola conversarem em grupo enquanto desfrutam do jogo. Ou seja, os utilizadores da PlayStation 5 poderão “permitir aos jogadores da PlayStation 4 verem o seu ecrã de jogo e até experimentarem jogos para a PS5 através do share play e vice-versa”, explica o comunicado da Sony.
Os gamers poderão ainda desativar os chats de grupo ou ajustar o volume dos jogadores e desfrutar de novas opções de personalização da biblioteca de jogos ou do zoom do ecrã. Por fim, esta atualização incluirá ainda novos ajustes de troféus e do ecrã de estatísticas.