Um dos maiores componentes da PlayStation 5 é a ventoinha de 120 mm x 45 mm colocada no seu interior e que pudemos ver no vídeo que mostra a consola toda, peça por peça. Agora, Yasuhiro Oototi, o engenheiro da Sony que nos guia nesse vídeo, detalha que esta ventoinha vai contar com software inteligente e que irá melhorar a sua performance com o passar do tempo.
Em entrevista traduzida pelo ResetEra, Ootori explica que a ventoinha vai ser controlada pela APU (de Accelerated Processing Unit) da AMD, um chip que combina GPU e CPU e que alimenta a consola. “Vários jogos vão ser lançados no futuro e os dados do comportamento da APU em cada jogo vão ser recolhidos. Temos um plano para otimizar o controlo da ventoinha com base nesses dados”, afirmou o engenheiro, citado pelo The Verge. Os múltiplos sensores integrados na consola recolhem estes dados, enquanto a APU está a executar um jogo, e essa informação é depois usada para otimizar o desempenho.
Assim que a consola chegar ao mercado e mais jogos começaram a ser disponibilizados, será possível aferir as melhorias que este sistema de controlo de ventoinha vai permitir.