Matt MacLaurin, vice-presidente de design de UX da PlayStation prometeu, numa mensagem publicada no LinkedIn, que toda a interface de utilização da PS5 vai ser renovada, face ao que se conhece da consola atual. O executivo explica que se trata de uma “evolução muito interessante do sistema operativo” e que a equipa está a “transformar 100% da interface de utilização da PS4 e a introduzir alguns novos conceitos, muito diferentes”.
O novo PS5 OS vai ser mais subtil, com menos flashes, e “nenhum pixel ficou por mudar”, sublinhou MacLaurin, citado pelo The Verge.
A Sony irá mostrar em breve o aspeto do novo sistema da PS5, depois de já o ter apresentado ao de leve na semana passada. Quanto às alterações no ecrã principal e nessa interface, MacLaurin respondeu que “talvez” venham a ser feitas, não confirmando, nem desmentindo.
Outra afirmação que deixou algumas dúvidas tem a ver com a personalização do hardware, algo que MacLaurin também deixou implícito que seria possível.
Por sua vez, a Microsoft está focada em otimizar o dashboard que já tem na Xbox One para a Xbox Series X, a sua consola de próxima geração, de forma a que os utilizadores já estejam o mais familiarizados possível.