O Project Scarlett é o plano da Microsoft para a época festiva de 2020 no que diz respeito à Xbox. Foram sendo revelados alguns detalhes, nem todos confirmados oficialmente, sobre uma consola topo de gama. No entanto, surgem agora novamente indicações de que a estratégia passa pelo lançamento não de uma, mas de duas consolas em simultâneo, que substituam as atuais Xbox One S e Xbox One X. Neste caso, o Project Scarlett inclui as consolas Anaconda, de topo de gama, e Lockhart, de entrada de gama, mais barata e com menor desempenho.
O The Verge noticia que estes planos já tinham sido avançados, mas que a Microsoft teria decidido pôr a ideia na gaveta para já. Esta estratégia foi então apresentada a alguns developers, de quem a empresa de Redmond espera agora feedback. Phil Spencer, o responsável pela Xbox na Microsoft, recusou comentar o tema numa entrevista recente, mas afirmou: «Diria que uma aprendizagem com a geração da Xbox One é que não podemos ser batidos nem em desempenho, nem em preço».
Ainda não há detalhes confirmados sobre especificações e desempenho de qualquer um destes modelos, nem como é que a Microsoft as vai colocar, em termos de preços.
A consola Anaconda, de topo, vai marcar o salto para a próxima geração, com um desempenho a chegar aos 10 teraflops. No caso da Lockhart, os planos podem mudar, mas para já espera-se uma consola de quatro teraflops. Esta última deverá ser direcionada para quem quer jogar em 1440p e não em 4K, deve trazer uma unidade de SSD e não incluirá drive de disco ótico.
A Microsoft não comentou ainda oficialmente se esta estratégia vai ser colocada em prática, nem as especificações para as consolas.