A atualização mais recente do Pokémon Go fez com que apps de terceiros deixassem de funcionar. O problema é que algumas destas apps permitiam enriquecer a experiência do jogo e traziam funcionalidades que o jogo original não conseguia disponibilizar. O CEO da Niantic já tinha comentado anteriormente que essas apps seriam “batota” e que a equipa estaria a trabalhar para as desativar.
O problema é que há, entre outros, o bug conhecido por “three step glitch” que desabilita a possibilidade de tracking do jogo. Os jogadores viraram-se para a Poke Vision que continuava a oferecer essa funcionalidade. Depois do lançamento da atualização, muitos jogadores pediram o reembolso das compras feitas dentro da app e conseguiram reaver o montante pago, explica o Slashgear.
A Niantic emitiu um comunicado no Facebook hoje de manhã explicando que procedeu à desativação destas apps terceiras porque estariam a prejudicar o normal desenvolvimento do jogo. A funcionalidade “three step” foi desativada para melhorar o seu design e meio de funcionamento pois, da forma como estava, «era algo confusa e não correspondia aos nossos objetivos». As apps de terceiros estavam a interferir com a capacidade de oferecer um serviço com qualidade e a contribuir para o atraso nos lançamentos em vários países, explica o comunicado.
«Queremos que saibam que estamos a trabalhar durante horas doidas para manter o jogo em funcionamento, à medida que vamos lançando-o globalmente (…) Faremos o nosso melhor para vos manter atualizados sobre o que estamos a fazer», escreveu a Niantic, justificando assim algum silêncio sobre as novidades do jogo.