Primeira regra da “nova” Atari: deixar de querer estar no topo da indústria de videojogos. Segunda regra da “nova Atari”: a empresa deve permitir que outros tomem os lugares cimeiros. «Empresas morrem, mas marcas como a Atari não», explica Fred Chesnais, líder da marca, citado pela Wired.
Depois de a empresa ter estado à beira da falência no ano passado, Chesnais tomou as rédeas e comanda uma equipa de dez funcionários que vão tentar correr o mínimo de riscos possíveis e experimentar novos produtos e meios até chegar ao que o utilizador pretende.
A estratégia da Atari passa por atacar os jogos em plataformas mobile e online, abandonando as consolas. A empresa deve apostar em recriar novas versões de títulos que já foram sucessos no passado, como é o caso de Asteroids. Na nova versão, os jogadores vão ter de descobrir como sobreviver num asteroide e esta deve ter uma forte componente social.
Por outro lado, a Atari quer apostar também em jogos de fortuna e azar, com parceria com a Flowplay para construir o Atari Casino, um jogo de casino onde jogadores podem apostar dinheiro virtual. A Pariplay deve ajudar a construir o mesmo jogo, mas onde se poderá apostar dinheiro real.
A Atari TV é a última fase deste plano, com conteúdos criados para o YouTube e outros canais. O primeiro projeto vai ser TheRealPele.com, um videoblogue que segue Pelé, o jogador de futebol, durante o Mundial do Brasil.