Gabe Newell explicou que o Steam Box vai facilitar a experiência de jogar na sala, tornando-se uma concorrente à PS 4, Xbox e Wii U. «Estamos a colaborar com os parceiros, para afinar os últimos pormenores (…) Vamos dar alguns protótipos aos consumidores, para medir as suas reações», afirmou Newell à BBC, antes da cerimónia dos BAFTA.
Uma das principais questões a atrasar o lançamento da consola Steam tem mesmo sido o controlador. Aparentemente, a Valve ainda não se decidiu pelo formato, sendo quase certo que vai ter uma monitorização biométrica. «Temos de ser capazes de medir diretamente a excitação do jogador – o seu batimento cardíaco e outras coisas assim – para poder oferecer uma nova experiência de cada vez que jogam», rematou Newell.
Ainda não se conhecem as datas de lançamento definitivas ou os preços a praticar, mas tudo indica que a Steam Box vai ser disponibilizada em diversas configurações, desde combinações mais simples e baratas para jogos mais leves, a máquinas topo de gama com elevado desempenho. Os analistas de mercado preveem que o lançamento da consola Steam seja impressionante e que a empresa deve contar com um bom catálogo de títulos logo de início.
Recorde-se que o Steam já se afirmou como uma das principais plataformas de videojogos, com mais de 50 milhões de utilizadores em Windows, Mac ou Linux.