A aplicação gov.pt, desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), passou a permitir a renovação do Cartão de Cidadão de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de deslocações aos balcões de atendimento. A nova funcionalidade foi anunciada esta quarta-feira, dia 10, durante o evento “PRR: a acelerar a inovação digital em Portugal”.
Com mais de 3,5 milhões de downloads desde o lançamento da aplicação, a 26 de dezembro de 2024, a app gov.pt continua a reforçar posição como uma plataforma centralizada de serviços públicos digitais. A renovação do Cartão de Cidadão junta-se agora a outras funcionalidades já disponíveis, como o acesso a faturas eletrónicas e o envio de notificações eletrónicas para cidadãos, empresas e entidades públicas.
Para utilizar a aplicação, o cidadão necessita de ter a chave móvel digital, que pode ser ativada através da própria aplicação.
Para além disso, a aplicação tem vindo a expandir o número de documentos de identificação digitais que pode alojar, contando atualmente com 22 tipos diferentes. Entre os mais recentes, incluem-se cartões de entidades públicas e privadas, como o Cartão dos Serviços Sociais da GNR, o Cartão do Estudante, o Cartão da Ordem dos Médicos Veterinários, o Cartão da Ordem dos Notários, o Cartão do Feirante, o Seguro Automóvel e o Cartão Saúda.
A AMA destaca a app gov.pt como um dos “pilares da transformação digital da Administração Pública em Portugal”, podemos ler no comunicado de imprensa. Ao centralizar o acesso a serviços e documentos públicos, a aplicação garante uma experiência mais segura, rápida e prática aos cidadãos. Segundo a AMA, estão já em desenvolvimento novas funcionalidades que visam “aumentar a eficiência e tornar os serviços públicos digitais ainda mais acessíveis”.