A iniciativa Privacy Sandbox tem como objetivo criar um sistema que permita aos websites continuarem a aceder a dados de utilização, mas com um menor impacto na privacidade dos utilizadores. A Google pretende desenvolver soluções para publicidade digital que limitem a partilha dos dados dos utilizadores e que não dependam de identificadores entre aplicações.
A gigante tecnológica esteve a trabalhar com a indústria de criadores de aplicações para recolher feedback e também começar a testar estas novas tecnologias. Agora, a empresa anuncia o lançamento da primeira versão Beta do Privacy Sandbox para alguns dispositivos elegíveis – para já só compatível com Android 13 – e expandindo-se para outros ao longo do tempo gradualmente. Os dispositivos participantes são determinados aleatoriamente e o utilizado recebe uma notificação Android para o avisar.
A publicação da Google no blogue oficial explica que “esta versão Beta disponibiliza novas APIs que são projetadas com a privacidade como ponto central e não usam identificadores que possam rastrear a sua atividade entre aplicações e websites. As aplicações que optarem por participar na versão Beta podem usar essas APIs para mostrar ao utilizador anúncios relevantes e medir a sua eficácia”.
Do lado do utilizador, pode controlar a participação ao aceder ao separador respetivo nas Definições e aí gerir os interesses que as apps podem usar para mostrar anúncios relevantes. Caso não pretenda participar, é também aqui que se indica essa escolha.
Ao mesmo tempo que trata a privacidade do utilizador de forma diferente, a Google pretende que o Privacy Sandbox ajude a proporcionar às empresas as ferramentas necessárias para continuarem a crescer em ambiente digital.
A Google revela ter recebido mensagens de centenas de empresas sobre as propostas de design e de funcionalidades desta iniciativa. “A evolução da publicidade digital para melhorar a privacidade do utilizador, afastando-se da dependência do rastreamento entre as aplicações, é vital para o futuro de um ecossistema móvel próspero”, afirma Anthony Chavez, vice-presidente para desenvolvimento de produtos da Google.