Um relatório da NordVPN mostra que a sua funcionalidade Proteção Contra Ameaças bloqueou 344 milhões de rastreadores, 341 milhões de anúncios intrusivos e 506 mil infeções por malware apenas no mês de dezembro de 2022. A ferramenta está disponível para os utilizadores e foi com base no seu desempenho que a NordVPN catalogou agora as principais ameaças à segurança e privacidade.
Os sites de conteúdos para adultos (21%), os fornecedores de armazenamento na nuvem (14%) e os sites de entretenimento (11%) contêm a maior quantidade de malware detetado globalmente. Em dezembro, estas categorias contabilizaram a 60,4 mil, 40,1 mil e 30,9 mil domínios respetivamente. Os tipos de ameaças mais comuns nestas páginas são vírus, spyware, worms, trojans, adware, scareware, ransmware e fileless malware.
O comunicado de imprensa cita o consultor de cibersegurança Adrianus Warmehoven que afirma que “o mundo online desafia as pessoas a cada movimento que elas fazem. Quer ler um artigo? Dezenas de anúncios e pop-ups estão a postos para imediatamente cobrir o seu ecrã. Outra ameaça à privacidade – malware – está à espreita em sites e ficheiros que está prestes a descarregar. Os sites em que navega também estão cheios de rastreadores de terceiros que analisam o seu histórico de navegação para descobrir o que você faz online”.
A empresa explica que os sites de streaming são os que contêm anúncios mais intrusivos, que irritam os utilizadores por aparecerem inesperadamente, bloquearem a página, abrirem novas páginas e separadores, ou reproduzirem vídeos e áudios em momentos inoportunos. Além de uma maior lentidão no carregamento de conteúdos, estes anúncios podem drenar as baterias dos dispositivos mais rapidamente também, por estarem a reproduzir conteúdo indesejado.
Nos sites de alojamento encontra-se uma grande concentração de rastreadores, usados como ferramenta para publicidade e para melhorar a experiência de utilizador, mas que também podem ser úteis aos espiões online. Recusar cookies não essenciais ou de terceiros, usar uma VPN que oculte o seu IP real e localização e instalar um bloqueador de rastreadores são algumas das ações que o utilizador pode tomar para minimizar este impacto.