A Opera anunciou que o seu navegador homónimo vai passar a ler endereços web que sejam constituídos exclusivamente por emojis. A novidade surge de uma parceria com a Yat, uma empresa que vende URLs sob a forma de emojis e presta o serviço de conversão dos endereços com caracteres tradicionais.
“Passaram quase 30 anos do lançamento da world wide web para o público e não tem havido grande inovação no que toca aos weblinks: as pessoas ainda incluem o .com nos seus URLs”, afirmou Jorgen Arnesen, vice-presidente executivo da Opera, no comunicado de imprensa onde é anunciada esta novidade.
A Yat propõe criar domínios únicos e vender esses endereços aos utilizadores. Os donos podem depois criar um NFT a partir do seu Yat e a empresa pretende também integrar uma ligação dos Yat aos pagamentos eletrónicos. Os artistas musicais, explica a Yat na sua página, estão entre os entusiastas que adotaram estas soluções antecipadamente, com a cantora Kesha a ter uma página Yat com o emoji do arco-íris, do foguetão e de um extraterrestre, seguidos de Y.at.
As páginas Yat foram apresentadas a 1 de fevereiro e agora com a integração com o Opera, os utilizadores nem precisam de colocar o ‘y.at’ no endereço, bastando digitar os emojis na ordem correta para aceder às páginas.