A SpaceX anunciou um novo plano, com melhor desempenho, do serviço de internet via satélite Starlink. O Starlink Premium, como é chamado, oferece velocidades entre 150 e 500 Mbps, com latência de 20 a 40 milissegundos, acima dos 50 a 250 Mbps que o serviço regular promete. Este também oferece maiores velocidades de upload, de 20 a 40 Mbps, em comparação com as velocidades de 10 a 20 Mbps do plano padrão.
Segundo a empresa de Elon Musk, este novo serviço destina-se “a escritórios, lojas e superutilizadores no mundo inteiro”, funcionando melhor em “condições climáticas extremas”. Os clientes do plano Premium irão ter suporte prioritário 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo que este nível poderá ser a única opção de internet de alta velocidade em alguns lugares remotos.
Enquanto o serviço padrão custa 99 euros por mês e 499 euros pela antena, o Starlink Premium vai custar 500 dólares por mês e 2500 dólares pela antena – os valores oficiais para Portugal ainda não estão disponíveis, mas o equivalente em euros é de 450 de mensalidade e 2200 pelo equipamento. Será ainda necessário fazer um depósito de 500 dólares (cerca de 450 euros) para reservar o Premium. Os pedidos de reserva já estão abertos e as entregas estão programadas para o segundo trimestre de 2022.
A SpaceX anunciou que o Starlink iria sair da versão beta em outubro do ano passado e, recentemente, anunciou uma nova antena parabólica retangular, menor e mais fina que a antena redonda original. A nova antena será maior que esta e vai “ajudar a garantir largura de banda para operações críticas, mesmo durante períodos de pico de uso da rede”, disse a empresa no seu site.
De acordo com a publicação TechCrunch, o Starlink lançou mais de 2000 satélites em meados de janeiro, com cerca de 1500 em órbita operacional. O sistema atual está autorizado para ter até 4408 satélites, o triplo do número atual.