A Twitter avançou com alterações significativas nas componentes visuais da sua versão web e mobile. No entanto, as mudanças não foram bem recebidas e muitos utilizadores não tiveram pejo em apontar falhas, nomeadamente que a nova fonte utilizada, a Chirp, e a escolha de cores de elevado contraste lhes provoca dores de cabeça.
Um porta-voz da empresa afirmou à Cnet que “testamos a fonte e descobrimos que, apesar de demorar algum tempo para as pessoas se habituarem, no final das contas acabam por gostar. Estamos a ouvir o feedback sobre a fonte e vamos continuar a melhorá-la”. Apesar da constatação, a equipa responsável pelas escolhas gráficas escreveu que “hoje lançamos algumas alterações na forma como o Twitter aparece na web e no telefone. Apesar de parecer estranho ao início, estas atualizações tornam-nos mais acessíveis, únicos e focados nos utilizadores e naquilo que estão a escrever”.
Derrit DeRouen, da Twitter, justificou a nova fonte escrevendo que para utilização diária, a fonte deve ser legível, com boa densidade, mas também com ”personalidade e um caráter distintivo”.
Mesmo com todas estas justificações, os utilizadores não estão convencidos e há vários relatos onde revelam que ler textos com esta nova fonte lhes está a provocar dores de cabeça (físicas e não metafóricas), apelando a que a Twitter reverta as alterações ou que ofereça a hipótese de se escolher qual a fonte que se pretende usar.
Há outros que vão mais à frente e dizem mesmo que o tipo de letra não presta, parece inacabada e que esperam que os designers não tenham sido pagos, porque fizeram um mau trabalho.
Outros optam pela ironia e pelo sarcasmo, publicando mensagens de que estão a regressar ao Twitter só para ter uma dor de cabeça, ou que esperam usar a plataforma para depois “fechar os olhos de frustração e adormecer”.
A escolha de cores de elevado contraste nos botões de ação também não foi bem recebida, com a conta de design da Twitter a justificar que as novas cores servem para realçar e dar destaque às ações executadas pelos utilizadores.