A Apple anunciou que, a partir de junho, vai passar a suportar música em formato de elevada qualidade, lossless audio e áudio espacial Dobly Atmos, no serviço Apple Music, sem qualquer custo adicional para os utilizadores. O objetivo é chegar às 75 milhões de faixas lossless no catálogo até final do ano, mas a oferta começa nos 20 milhões já em junho.
A estratégia não é vender faixas individualmente neste formato, passando estas a estar disponíveis para os utilizadores que tenham subscrições ativas, não havendo também forma de fazer upgrade nas músicas compradas com o iTunes Match.
Os utilizadores só precisam de ajustar a resolução do áudio nas Definições do programa e configurar também as diferentes opções de download, noticia o Engadget.
As versões lossless audio da Apple para o Music começam na qualidade de CD, 16 bits a 44,1 kHz até aos 24 bits a 48 kHz nativos para aparelhos Apple. O máximo a que se pode almejar é os 24 bits a 192 kHz. Para a versão High-Resolution Lossless, os utilizadores devem ter um aparelho externo, como um leitor DAC para tirar partido completo da experiência.
A outra novidade é o áudio espacial e Dolby Atmos também anunciado hoje, que irá proporcionar experiências mais imersivas, especialmente para quem ouve nos AirPods ou nos Beats com chip H1 ou W1.
Também a Amazon anunciou uma medida semelhante hoje e a Spotify tem planos para ter HiFi ainda este ano.