A Google quer tornar o Assistant mais inteligente e útil e está já a testar internamente o Memory para o conseguir. Este complemento do assistente pessoal vai ser capaz de guardar conteúdos como “artigos, livros, contactos, eventos, voos, hotéis, imagens, filmes, músicas, notas, lugares, playlists, produtos, receitas, lembretes, restaurantes, capturas de ecrã, encomendas, séries de TV, vídeos e websites”, explica o 9to5Google.
O objetivo é que o Assistant possa guardar as pesquisas feitas para se lembrar delas mais tarde, ajude a criar listas de afazeres e o Memory deve integrar a secção de Collections no topo da janela de visualização. O Memory vai manter registo de quase tudo o que o utilizador pretende guardar e permitir a revisão posterior, pesquisas e reorganização dos conteúdos. Em alguns casos, o Memory vai manter também a informação contextual do que está a ser guardado: nas receitas, é guardado o tempo de preparação, se escolher guardar a referência a um filme, o Memory retém também o link para o trailer, por exemplo. Para guardar a informação neste complemento, há um comando de voz específico para o Assistant, bem como uma opção de atalho no ecrã principal.
O The Verge revela que um porta-voz da Google comentou que “estamos constantemente em iterações e experimentações com novas formas de melhorar a experiência do utilizador, mas não temos qualquer outro detalhe para partilhar para já”. Assim, não há qualquer indicação sobre se esta funcionalidade vai efetivamente chegar ao mercado e, em caso afirmativo, quando é que isso pode acontecer.