A WhatsApp está a testar a nova funcionalidade que apaga mensagens automaticamente ao cabo de sete dias desde outubro de 2019. Agora, a empresa detida pela Facebook anuncia que esta opção vai começar a chegar gradualmente a todos os utilizadores. Segundo o comunicado oficial, citado pelo Engadget, o objetivo é “tornar as conversas na app o mais parecidas com as conversas presenciais possível”.
O prazo de sete dias não vai poder se alterado e a WhatsApp concluiu que este é suficiente para garantir que não parece que as conversas são guardadas permanentemente, enquanto permite também que tenhamos tempo suficiente para revisitar qualquer chat.
Numa fase inicial de testes, a funcionalidade só esteve disponível para chats de grupo, mas agora pode ser ativada também para conversações particulares. Nos chats de grupo, só os administradores podem ativar a opção.
As mensagens continuam a poder ser reencaminhadas para outros chats e daí só desaparecem se a auto-destruição também estiver ativa. As mensagens citadas também irão permanecer visíveis, não estando abrangidas por esta modalidade. Outra limitação, ou característica, prende-se com o facto de as mensagens que forem arquivadas em cópias de segurança durante o prazo dos sete dias também não serem apagadas quando passa este prazo.
A funcionalidade vai chegar a todos durante o mês de novembro.