À semelhança das Stories do Instagram ou Snapchat, vai ser possível publicar histórias também no LinkedIn. A funcionalidade esteve em testes, disponível apenas para alguns utilizadores, desde abril deste ano e vai agora ser lançada de forma global. Numa primeira fase, apenas quem está nos EUA e Canadá é que vai ter esta opção, mas o lançamento para outros mercados deve acontecer em poucas semanas.
As Stories do LinkedIn assentam nos mesmos princípios das suas congéneres de outras plataformas. O utilizador deve escolher uma foto e decorá-la com uma legenda ou um GIF e carregar para o seu perfil. Durante 24 horas, o conteúdo permanece visível para todos os seus contactos profissionais ou para um grupo mais restrito, de acordo com as configurações de privacidade de cada um, explica o Engadget. As Stories vão assumir um lugar de destaque, no topo da feed de cada utilizador.
Liz Li, diretora de produto da LinkedIn, explica que a empresa concluiu que os utilizadores estão mais recetivos a publicar conteúdos quando sabem que este vai desaparecer ao fim de algum tempo, em vez de permanecer disponível sempre no perfil. “Esperamos que esta funcionalidade desencadeie mais conversas de pessoas que não partilham habitualmente conteúdos no LinkedIn”, afirma a responsável.
Esta novidade pode ajudar os utilizadores a sentir-se mais ligados à sua rede de contactos, fator especialmente importante numa altura em que muitas equipas estão a trabalhar a partir de casa, sem contacto próximo há alguns meses. O objetivo é manter a inspiração profissional do LinkedIn e não tentar atrair conteúdos que estejam a ser partilhados noutras edes.
Além das Stories, o LinkedIn avançou com novas opções de filtros, mais opções para encontrar cursos online e outros conteúdos relevantes, bem como a capacidade de iniciar uma conversa em vídeo diretamente a partir do chat, através de uma ligação com Zoom, Teams, Slack ou BlueJeans.