A LastPass atualizou a consola Security Dashboar que fornece informação gráfica sobre a robustez das passwords do utilizador, sobre a sua utilização e alerta sobre os riscos. Um gestor de passwords é uma boa escolha quando se quer gerir a vida digital com entrada em vários sites e serviços e cumprir as recomendações de segurança de não reutilizar credenciais, nem usar sempre as mesmas em todas as páginas.
O Security Dashboard foi construído sobre o Security Challenge da LogMeIn de 2010 e mostra a pontuação de todos os logins que gere, com informações sobre as palavras que são velhas, estão inativas, são fracas ou estão a ser reutilizadas. Ao clicar numa credencial assinalada, o utilizador é reencaminhado para a página que o permite mudá-la, explica o Engadget.
As pontuações e as informações são atualizadas em tempo real, de cada vez que se visita essa parte do software.
Uma das principais novidades é a funcionalidade que liga o LogMeIn às bases de dados de credenciais comprometidas da Enzoic e alerta o utilizador, quando ativada, se a password caiu nas mãos de hackers. O sistema de alertas envia um email e uma notificação na app aos utilizadores afetados e está disponível para as versões Premium, Family e Business do serviço.
O 1Password, por exemplo, já permite conduzir análises de segurança com o Watchover desde 2018 e cruza informação com a base de dados do site Have I Been Pwned? há algum tempo.