A WhatsApp vai passar a permitir que os utilizadores façam pesquisas na Internet diretamente a partir de mensagens reencaminhadas, para que possam perceber se os conteúdos lá mencionados são reais. Este é mais um passo da empresa no combate à desinformação.
As mensagens que são reencaminhadas mais de cinco vezes já aparecem com um ícone de duas setas, para que os utilizadores consigam identificá-las mais facilmente. Agora, estas mensagens vão aparecer com um ícone de lupa que redireciona os utilizadores para uma pesquisa feita no navegador predefinido e que vai mostrar notícias ou outros resultados da busca. A empresa salienta que, para manter a privacidade dos utilizadores, não tem acesso ao texto da mensagem propriamente dito, avança o Engadget.
Nesta primeira fase, o sistema vai ser testado num programa piloto no Brasil, Itália, Irlanda, México, Espanha, Reino Unido e EUA, com utilizadores que tenham a versão Web, Android ou iOS mais recente do WhatsApp.
Recorde-se que as campanhas de desinformação já tiveram consequências trágicas, por exemplo, na Índia, onde se desenrolaram acontecimentos violentos na sequência de mensagens falsas espalhadas por WhatsApp. Pouco depois, o sistema passou a permitir que os conteúdos mais partilhados só pudessem ser reencaminhados para um grupo de cada vez, num esforço para limitar o alcance.