“Oh, não, inscrevi-me para o comício de Trump e não vou poder ir”, lamenta-se ironicamente um utilizador do TikTok numa publicação de 15 de junho. Como este, há milhares de outros comentários e indícios de que houve mesmo uma ação concertada para reservar o máximo possível de bilhetes para o comício, sem que houvesse intenção de ir. O objetivo terá sido sabotar o evento, criando falsas expetativas de adesão, para depois resultar num comício quase vazio. Entre os mentores desta iniciativa gerada nas redes sociais estarão grupos de utilizadores do TikTok que partilharam vídeos a dar conta da ideia e até fãs de música K-Pop.
A conta oficial de Twitter de Donald Trump pediu que os apoiantes requisitassem os ingressos a partir de 11 de junho e depois disso há várias publicações nas redes sociais a apelar à sabotagem.
Do lado democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, feroz oponente de Trump, escreveu no Twitter que a campanha foi minada por adolescentes do TikTok que “inundaram a campanha com reservas falsas para bilhetes e enganaram-nos para acreditarem que milhões de pessoas queriam encher uma arena para um evento de microfone aberto de supremacia branca durante a [pandemia da] Covid-19”. A mensagem de Ocasio-Cortez surge em resposta a uma publicação de Brad Parscale, responsável pela campanha de Trump, que publicou uma foto do piso da arena para mostrar que havia milhares de apoiantes já no evento.
Parscale defende ainda que a ação de “esquerdistas e trolls online” não teve impacto na adesão ao evento. “O registo no comício significa que responderam com um número de telemóvel e fizemos uma seleção constante para remover os números falsos, como fizemos com dezenas de milhares de contactos desta vez, para calcular a possível plataforma de pessoas que viriam ao evento. Os pedidos falsos de bilhetes não entram nas nossas contas”. Por outro lado, a campanha de Trump explica que este tipo de comícios funciona numa lógica por ordem de chegada, ou seja, os primeiros a chegar, são os primeiros a entrar e que o registo prévio não é condição para a admissão.
O TikTok é atualmente considerado a startup mais valiosa do mundo e conta com mais de dois mil milhões de downloads na App Store e na Google Play desde abril – em Portugal a rede social conta com 1,8 milhões de utilizadores. Os adeptos de K-Pop, por sua vez, são conhecidos por formarem redes online massivas e, por exemplo, usaram a sua presença online para ‘destruir’ hashtags racistas durante o Black Lives Matter, utilizando-as para marcar vídeos dos seus músicos preferidos e tornando-as inúteis.