Depois dos Stickers de Doações, a Instagram quer que os utilizadores disponham de mais formas para ajudar quem mais precisa e vai estrear a capacidade de recolha de fundos durante os Diretos. A funcionalidade vai estar disponível para quem queira fazer angariações, quer a solo, quer juntamente com outros, numa espécie de esforço coletivo.
A Facebook, detentora da Instagram, explicou em comunicado que há mais de um milhão de organizações sem fins lucrativos que podem ser ajudadas desta forma e que 100% do montante angariado será doado diretamente para as instituições, noticia o Tech Crunch.
A ativação da funcionalidade é bastante simples e pode ser feita através de um toque na câmara no canto esquerdo do Feed ou ao fazer swipe para a direita no Feed. Quando começar o Direto, o utilizador vai poder ver quantas pessoas estão a apoiar e qual o montante angariado, em tempo real. O detalhe de quem contribuiu e com quanto vai sendo partilhado para que o organizador possa fazer uma menção durante a transmissão.
Os mais generosos (que doem dinheiro) ou usem o Sticker de Doação vão receber um sticker exclusivo que podem depois usar nas suas publicações para dar mais visibilidade à organização sem fins lucrativos.
No mês passado, a Instagram registou um aumento de 70% no número de utilizadores que usaram a plataforma como palco de conversas, festa de dança e batalhas de rap, entre outros tipos de conteúdos em Direto.