‘Diz-me o que o pesquisas no dicionário, dir-te-ei quais são as tuas grandes dúvidas e preocupações.’ Sabemos que o ditado não é exatamente assim, mas esta tem sido uma realidade para muitos portugueses. A pandemia provocada pela Covid-19 trouxe para as conversas, mensagens e notícias do dia-a-dia muitas palavras que, não sendo novas, estavam pelos menos afastadas da atualidade dos portugueses. A força das circunstâncias tudo mudou.
Um bom exemplo é a palavra “mitigação”: no dia 1 de março teve apenas 21 pesquisas no dicionário online Priberam; no dia 12 de março teve um pico de 10.756 pesquisas, segundo dados cedidos pela empresa à Exame Informática. Esta é, aliás, a palavra campeã das últimas semanas: entre 1 de março e esta quarta-feira, 18 de março, foi pesquisada mais de 84 mil vezes, sendo de longe a palavra relacionada com a crise da Covid-19 com o maior número de pesquisas.
Em baixo pode ver o gráfico com a evolução das pesquisas das palavras associadas à crise da Covid-19 entre os dias 1 e 18 de março.
Olhar para as palavras mais pesquisas pelos portugueses no dicionário online da Priberam é também fazer uma radiografia às suas dúvidas e preocupações. De acordo com os dados, “mitigação”, “profilático”, “evicção”, “mitigar” e “pandemia” são as cinco palavras mais pesquisadas nas últimas semanas no dicionário online pelos portugueses.
Quando acede ao dicionário Priberam, do lado direito, existe uma nuvem de termos, atualizada em tempo real, que representa as 20 palavras mais pesquisadas por dia. À hora de publicação deste artigo, eram as palavras “açambarcamento”, “quarentena” e “pandemia” as que dominavam a lista.
De recordar que o dicionário Priberam tem mais de 200 mil vocábulos pesquisáveis.