Dino Silva, mais conhecido no mundo online como MoraisHD e um dos mais populares criadores de conteúdos online em Portugal, foi suspenso temporariamente da Twitch, a principal plataforma de transmissões de vídeo em direto (live streams), que é detida pela Amazon. A suspensão aconteceu na passada quarta-feira e vai prolongar-se durante sete dias, até 21 de fevereiro.
Esta foi a segunda vez no espaço de semanas que Dino Silva foi suspenso da plataforma. Em declarações à Exame Informática, o streamer diz não saber o que poderá ter levado à suspensão.
“Essa informação não me foi facultada. [A Twitch] Foi vaga na própria descrição, diz que violei uma das regras [dos termos de utilização], mas nunca especifica, apenas nos faculta a informação que é pública, relativa às próprias regras. (…) O que me foi indicado foi que através de uma das minhas transmissões anteriores essa regra foi violada e para ter mais atenção no futuro. Apesar de solicitar mais informações, a resposta foi sempre esta”, conta.
A propósito da segunda suspensão, Dino Silva admite “culpa própria” por não ter removido o vídeo que segundo a plataforma não está em conformidade com os termos de utilização. A primeira suspensão temporária aconteceu entre 3 e 10 de fevereiro. Esta é uma das medidas mais graves que a Twitch aplica a quem não cumpre as regras da plataforma, sendo a mais grave o banimento do site.

A trabalhar a tempo inteiro na plataforma há um ano e meio, a Twitch é a forma como Dino Silva ganha a vida – através da partilha com a Amazon das receitas geradas pelas subscrições que os utilizadores podem fazer aos criadores de conteúdo, pelas doações que são feitas pelos espectadores das transmissões e também pelas parcerias comerciais que surgem pela exposição que o criador consegue ter.
Segundo dados da plataforma TwitchStats, o canal MoraisHD na Twitch gerou 5,6 milhões de visualizações ao longo de 2019. Já de acordo com a For The Win (FTW), equipa de desportos eletrónicos e streamers com a qual Dino Silva tem contrato, a média de espectadores, em simultâneo, das transmissões do canal MoraisHD foi de 1500 no ano passado.
No canal MoraisHD, Dino Silva utiliza uma personagem [a que está na imagem de abertura do artigo] para fazer as transmissões – o criador nunca mostra o rosto. Os videojogos são o principal tema das streams feitas no canal e que já lhe valeram a distinção de melhor criador de conteúdo online em 2019, uma atribuição feita durante os Prémios Esports Portugal.
Tanto Dino Silva como Ramiro Teodósio, diretor executivo da FTW, confirmam que até ao momento nenhuma das marcas que têm contrato com o streamer quis rever os termos dos acordos tendo em conta as suspensões na plataforma.
“No meu caso em específico tenho patrocínios, tenho marcas que trabalham comigo e esta indisponibilidade também tira visibilidade às ações que tenho com essas marcas, o que também é muito grave. (…) No meu caso, faço disto vida, a tempo inteiro, há sensivelmente há um ano e meio, é gravíssimo”, conta, a propósito dos 14 dias totais de suspensão.