O lançamento do serviço Facebook Dating na Europa foi adiado. Em causa estão questões levantadas pela comissão de proteção de dados da Irlanda, país no qual a tecnológica tem a sede europeia, sobre o cumprimento do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) por parte do novo serviço.
O Facebook Dating já está disponível nos EUA desde setembro de 2019 e foi lançado para rivalizar com o Tinder, a aplicação mais conhecida e a que mais fatura no segmento de descoberta de novas amizades e início de relacionamentos amorosos.
O lançamento do Facebook Dating no mercado europeu deveria acontecer nesta quinta-feira, véspera do Dia dos Namorados, que se comemora nesta sexta-feira, mas o lançamento foi adiado. “Vamos precisar de um pouco mais de tempo para garantir que o produto está pronto para o mercado europeu. Trabalhamos cuidadosamente para criar fortes garantias de privacidade e partilhamos esta informação com o IDPC [regulador irlandês] antes do lançamento europeu”, disse a rede social em comunicado, citado pelo The Wall Street Journal.
Segundo o mesmo jornal, o Facebook só terá avisado o regulador do lançamento da funcionalidade na semana passada, o que terá mesmo levado a uma visita dos inspetores do regulador irlandês aos escritórios da gigante americana.
“Ficamos bastante preocupados tendo em conta que era a primeira vez que ouvíamos da Facebook Irlanda sobre esta nova funcionalidade, considerando que a intenção era lançá-la na quinta-feira [13 de fevereiro]”, sublinhou Graham Doyle, da comissão de proteção de dados irlandesa. “A Facebook Irlanda informou-nos na terça-feira à noite que adiaram o lançamento desta funcionalidade”, acrescentou.
O Facebook Dating, que sugere novas amizades aos utilizadores tendo em conta informações como interesses comuns, eventos e grupos nos quais participam, já está disponível em 20 mercados a nível global.