A empresa de soluções de cibersegurança Malwarebytes estima que as ameaças para macOS ultrapassaram as que são apontadas para Windows a um ritmo de 2:1 em 2019, algo inédito na história da tecnologia. Até há pouco tempo, a frase de que os computadores da Apple eram mais seguros por haver menos vírus do que para Windows era verdadeira, mas o panorama parece estar a mudar gradualmente.
O estudo da Malwarebytes aponta para um crescimento de 400% no volume de malware para Mac, face ao ano anterior. A empresa admite que parte deste aumento se deva ao maior número de utilizadores de Mac registados nos sistemas. No entanto, ao aferir o número de ameaças por terminal no macOS e no Windows não restam dúvidas: 5,8 malwares por terminal Windows em 2019 contra os 11 malwares por terminal macOS também em 2019. Em 2018, o número de ameaças para cada terminal macOS situava-se nos 4,8.
O aumento da popularidade e utilização dos computadores Mac faz com que esta plataforma seja cada vez mais atrativa para os cibercriminosos. Por outro lado, as ferramentas de segurança interna da Apple devem ser melhoradas para lidar de forma mais eficiente com adware e PUP (de potentially unwanted program) que podem não ser uma ameaça propriamente, mas são incómodos. A maior parte do malware detetado pela Malwarebytes é precisamente desta natureza e pode ser encontrado em utilitários de “limpeza” como é o caso do MacBooster ou do MacKeeper. Do lado do adware, destaque para o crescimento do NewTab para Mac, uma família de ameaças que redireciona as pesquisas do navegador para sites que geram receitas através de programas ilícitos de afiliação. Este tipo de malware foi detado por 24 milhões de vezes nos PC, um aumento de 13% no segmento de consumo e de 463% no segmento empresarial. Sete das dez maiores ameaças detetadas eram adware ou alguma variação deste.
O estudo mostra ainda que as ameaças para os consumidores baixaram 2%, enquanto que para os negócios aumentaram 13%. No global, o volume de ameaças aumentou 1% face a 2018. Veja o estudo completo aqui.