O CEO da Facebook tinha revelado há alguns meses a intenção de criar locais simples e intimistas onde as pessoas se sentissem confortáveis para partilhar fotografias, vídeos e mensagens, de forma privada e com grupos selecionados. A Threads parece ser o primeiro passo nesse sentido e é uma app independente do Instagram.
O utilizador da Threads vai ter acesso às ferramentas criativas de edição de texto, vídeos e fotos do Instagram e aos emojis. A diferenciação é os Close Friends, um grupo de contactos restrito, que o utilizador define, e que serão os únicos a ter acesso a estes conteúdos, explica o The Verge. A gestão desta lista pode ser feita no Instagram ou na Threads diretamente, de forma simples. O grupo dá origem a uma caixa de entrada de mensagens separada, com as mensagens privadas e notificações a irem parar a um local distinto do que acontece no Instagram.
Os estados são outro diferenciaodor, com o utilizador a poder escolher de uma lista predefinida ou então a poder optar por autorizar o acesso à localização, movimento, nível de bateria e estado de ligação à rede para que o estado seja definido automaticamente (“No Café” ou “A andar”, por exemplo).
A aplicação Threads vai estar disponível para iOS e Android.