A Facebook começou esta sexta-feira a testar, apenas na Austrália, um sistema que esconde o número de gostos em publicações. De acordo com a publicação TechCrunch, será apenas visível o nome de um dos amigos seguido de “outros”, em vez de mostrar o número real de interações de outros utilizadores com a publicação.
A publicação conta que este teste tem também por objetivo comprovar se a omissão do número de gostos pode, ou não, melhorar o bem-estar do utilizador que faz a publicação. Neste caso, servirá para as publicações que não têm o sucesso esperado.
«Estamos a fazer um número limitado de testes em que tornamos privado o número de gostos, reações e visualizações nalgumas publicações. Vamos registar o feedback de forma a entender se esta mudança vai melhorar a experiência dos utilizadores», disse um porta-voz da rede social à TechCrunch.
No início do mês Jane Manchung Wong, a programadora de Hong Kong famosa por revelar algumas das novidades do grupo Facebook antes de serem oficialmente anunciadas, publicou na Twitter os planos da rede social para testar o novo método de omissão de gostos.
A programadora de Hong Kong descobriu também, em abril deste ano, que a Instagram estava prestes a testar um sistema semelhante. No comunicado descoberto por Jane Wong, a Facebook afirmava querer «que os utilizadores fiquem focados no conteúdo que é partilhado e não em quantos gostos é que cada fotografia obtém».