Após receber o Traveler Alert, o perfil do Tinder de pessoas LGBTQ vai passar a estar oculto, para os proteger de consequências legais. Este alerta irá surgir em 69 países identificados pela International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans e Intersex Association onde as relações entre pessoas do mesmo género são consideradas ilegais. Esta funcionalidade ajuda a que os utilizadores não sejam perseguidos legalmente ou mesmo que sejam alvo de crimes de ódio por parte de outros cidadãos. Em nove países, como Irão ou Arábia Saudita, este tipo de relações pode ser condenado com pena de morte, lembra o The Verge.
Os utilizadores afetados podem optar por não ocultar o perfil, mas, nesses casos, a menção à orientação sexual e identidade de género é temporariamente removida. A funcionalidade é ativada quando os utilizadores estão fisicamente nos países identificados ou quando usam o Tinder Passport para fazer os swipes.
A medida não é inédita, havendo apps como a Scruff que já alertam para os perigos de encontros LGBTQ em alguns países, mas o Tinder, com milhões de utilizadores, conseguirá influenciar certamente mais pessoas.
A atualização que traz o Traveler Alert vai ser disponibilizada esta semana para Android e iOS.