A Google quer que o Google Maps ajude mais o utilizador a planear melhor a sua viagem, bem como que esta seja mais confortável. O sistema vai passar a disponibilizar informação em tempo real sobre atrasos nos autocarros e previsões de congestionamentos nos transportes em mais de 200 cidades de todo o Mundo. Para Portugal, as novidades chegam aos utilizadores de Lisboa e Porto.
A novidade foi anunciada através de uma publicação assinada oir Taylah Hasaballah e Anthony Bertuca, gestores de produto do Google Maps. A primeira alteração é a disponibilização de informações em tempo real sobre atrasos nos autocarros, a duração do atraso e os tempos de viagem mais precisos em função do trânsito ao longo da viagem. No mapa, o utilizador pode perceber quais os locais de maior congestionamento no percurso. No caso de Portugal, o Google Maps passa a integrar informação da SCTP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) para disponibilizar informação em tempo real sobre atrasos nos autocarros.
A outra alteração prende-se com um maior conforto na viagem. O utilizador passa a ter acesso a uma previsão de lotação nos transportes, de modo a saber quão lotado está o autocarro, comboio ou metro que aí vem, para que possa decidir, de forma mais informada, se quer ser “sardinha em lata” ou prefere esperar mais uns minutos e apanhar o próximo transporte. Esta funcionalidade vai estar disponível para as cidades de Lisboa e do Porto, em Portugal.