Num post assinado pelo gestor de produto Essam El-Dardiry, o YouTube anunciou três alterações que irão dar mais controlo aos utilizadores. A primeira relaciona-se com a exploração de tópicos e vídeos relacionados na página principal de cada utilizador e nos vídeos “A Seguir”. As opções apresentadas baseiam-se nas sugestões personalizadas exsitentes e têm como objetivo ajudar o utilizador a encontrar o que procura, de forma rápida. A nova funcionalidade pode ser encontrada na parte superior da página inicial e no separador “A Seguir” enquanto pesquisa. Numa primeira fase, a novidade vai chegar ao Android para a versão inglesa, chegando a outros idiomas e iOS depois.
Em segundo lugar, ao tocar no botão com os três pontos ao lado de um vídeo, o utilizador vai ter a hipótese de “Não recomendar canal” para que estes vídeos deixem de lhe ser apresentados como sugestão. Esta opção vai estar disponível globalmente na aplicação YouTube para Android e iOS, chegando depois às versões desktop.
Em último lugar, para se saber qual o motivo pelo qual um vídeo lhe está a ser sugerido, o utilizador terá visibilidade sobre mais informações debaixo do conteúdo e numa caixa pequena. Esta opção está disponível globalmente na aplicação para iOS e estará, em breve, nas versões Android e desktop.