Dois funcionários do Snap usaram maliciosamente a ferramenta SnapLion para espiar os snaps privados dos utilizadores. A confirmação é feita por vários atuais e antigos funcionários ouvidos pelo Motherboard. A SnapLion foi criada pelo Snap para conseguir aceder às contas dos utilizadores e ceder informação quando solicitada pelas autoridades.
Desde a descoberta de que a ferramenta foi usada com más intenções, os responsáveis do Snap restringiram o acesso ao SnapLion, introduziram encriptação end-to-end, mas também alargaram as suas funcionalidades.
A espionagem interna é uma realidade que as tecnológicas terão sempre de enfrentar e a existência de ferramentas com privilégios de visualização muito grandes também é a norma, nomeadamente para que estas firmas possam obedecer a pedidos das autoridades.
Os funcionários ouvidos pelo Motherboard revelam que há cadeias de emails trocados entre equipas onde se alerta para os riscos de espionagem interna. Por outro lado, estes reconhecem também que a má utilização da SnapLion aconteceu apenas algumas vezes, embora por múltiplos empregados.