A Google mostrou à comunidade e ao mercado para onde está direcionada e em que tipo de produtos e projetos está a investir. Este ano, na I/O defendeu que a sua missão, «organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível», tem mais sentido do que nunca.
Assim, a gigante da Internet explicou aos programadores como está a usar o processo de aprendizagem automática e de inteligência artificial para melhorar os produtos que traz e que possibilitam, por exemplo, tirar uma fotografia de um sinal em chinês e vê-lo traduzido em inglês. Estes processos permitem a criação do assistente Google, que permite um diálogo contínuo entre os utilizadores e o Google e que facilita, por exemplo, a compra de bilhetes de cinema e a escolher uma refeição rápida antes de começar o filme.
O assistente Google está presente em vários produtos apresentados, como o Google Home que pode estar presente em qualquer divisão da casa e ajudar no entretenimento, na gestão de tarefas diárias e a obter respostas da Google, tudo com base em comandos de voz. Por outro lado, há o Allo e o Duo, aplicações que permitem a interação a partir do chat, seja individualmente ou com amigos. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes nas redondezas, tudo no mesmo chat.
Foi ainda apresentada uma nova versão do sistema operativo Android N que permite um melhor desempenho para gráficos e efeitos, redução do consumo da bateria, download de atualizações em background e notificações otimizadas. O Android Wear 2.0 foi melhorado e inclui uma experiência de utilização renovada e aplicações que funcionam independentemente de a localização do telefone do utilizador ou mesmo se o telefone estiver desligado.
Por último, a Google apresentou as Instant Apps, que permitem ao utilizador desfrutar instantaneamente das aplicações Android sem ter de as instalar no equipamento.